Ato inseguro: Desempenhar uma tarefa ou atividade de uma forma que pode ameaçar á saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Condição insegura: Uma condição que expõe o trabalhador ao risco no local de trabalho, onde fica mais propicio á causar danos à saúde e/ou ocasionar lesões.
Ações inseguras
Mais difícil de reconhecer e corrigir porque envolvem fatores humanos. Por exemplo, operar máquinas ou equipamentos sem qualificação ou autorização, os atos inseguros estão ligados ao nosso comportamento, o modo como nos comportamos (nossas ações), e não está relacionado ao nosso nível de habilidade, infelizmente até mesmo alguns dos funcionários mais qualificados podem exibir alguns dos comportamentos mais perigosos, devido á sua autoconfiança, por exemplo, o que é totalmente errado.
Qual é a diferença entre um ato inseguro e uma condição insegura? Podemos citar alguns exemplos.
Ato inseguro:
Não utilização do EPI disponível;
Falha em avisar;
Remoção de dispositivos de segurança;
Utilização de equipamento defeituoso;
Não levar em consideração as orientações de Segurança, etc.
Condições inseguras:
Ferramentas, máquinas e equipamentos defeituosos;
Sistemas de alerta inadequados;
Falta de limpeza e organização;
Condições atmosféricas perigosas;
Riscos de incêndio e explosão, etc.
Correr riscos para fazer seu trabalho mais rápido ou mais barato é um ganho de curto prazo que pode levar á uma séria “dor de cabeça” em longo prazo.
A nossa maior necessidade é de uma mudança cultural que vai ajudá-lo a reconhecer condições inseguras e a controlar atos e comportamentos inseguros em seu local de trabalho.
Vamos parar para pensar, será que existe alguma condição insegura em seu ambiente de trabalho e que poderia ser agravada por atos inseguros?
Certifique-se de realizar atos seguros em todos os locais de trabalho, especialmente quando as condições inseguras estão presentes.
Lembrem-se, seus atos ou comportamentos inseguros não apenas impactam sua vida, podem afetar seus entes queridos, sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho e sua comunidade!
Fique atento, fique seguro!
Identificação do Especialista: Dieyne Kelly Maia – Técnica de Segurança do Trabalho e Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Referências:
- Cooper Equipment Rentals
- Clicksafety