O dia mundial da água foi criado em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) num esforço para colocar em pauta os recursos hídricos e suas questões essenciais.
O artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos da Água afirma que “O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.”
Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 25% da população do planeta não têm acesso a água potável e cerca de 58% dos municípios no Brasil não possuem água tratada. Vale lembrar que o Brasil é um país que detém cerca de 12% da água doce do planeta.
No Brasil, foi criado em 1997 a lei das águas (lei 9.433/97) e para se fazer cumprir os objetivos e diretrizes dessa lei, foi criada no ano 2000 a Agência nacional de água (ANA – www.ana.gov.br)
Neste dia, as Nações Unidas e seus países membros desenvolvem atividades cívicas e oficiais destinadas a preservar a água. Em várias cidades são realizadas atividades culturais comemorativas.