A utilização de guindastes e caminhões do tipo “munck” é cada vez mais empregada em construções de pequeno e médio porte. Em comparação com atividade manual esse tipo de equipamento traz a rapidez e segurança no içamento e transporte das mais variadas cargas.
A seguir menciono alguns cuidados que devem ser tomados em relação à utilização desses equipamentos:
Todas as operações de içamento envolvendo equipamento mecânico, deverão ser planejadas por pessoal com conhecimentos e experiência adequados em operações similares.
O “Plano de Trabalho” tem que ser discutido e acordado previamente entre todos os envolvidos.
- Deverá identificar todos os riscos possíveis e recursos necessários, bem como a responsabilidade de toda a equipe profissional envolvida de maneira que as operações de içamento sejam realizadas de forma segura.
- Deverá oferecer garantias de que o equipamento é capaz de realizar todas as operações necessárias, onde deverá ser incluído:
- O posicionamento dos equipamentos sua estabilização;
- Capacidade de trabalhar dentro das normas de segurança e a capacidade do equipamento;
- Demarcação de áreas próximas e as restrições de acesso;
- Comunicação entre operador e qualquer outro operário;
- Supervisão de operações.
- Em locais em que há grandes riscos decorrentes de uma operação específica de içamento, deve-se elaborar e utilizar uma metodologia escrita para executar um trabalho de forma segura.
- Nas operações de içamento próximas a alguma edificação, rede elétrica, linha de gás, ou ainda próximo a algum equipamento, deve ser considerado a instalação de proteção à pessoas e danos a instalação.
- Recomenda-se sempre elaborar uma “Permissão de Trabalho” para a operação.
LEMBRE-SE SEMPRE
- Somente operadores com certificados de qualificação e atestado médico anual poderão operar equipamentos de içar;
- Somente pessoal treinado poderá exercer a função de auxiliar de guindaste, usando sempre o capacete de segurança e casaco claramente visível.
- As cargas não poderão permanecer suspensas e não será permitido a ninguém ficar em pé embaixo de cargas suspensas.
- A altura máxima do prédio industrial deverá estar claramente marcada na cabina.
- O peso dos guindastes e do prédio industrial serão levados em consideração e os trabalhos subterrâneos deverão ser estaqueados.
- Cuidados especiais deverão ser tomados nos trabalhos nas partes superiores dos prédios industriais, especialmente no caso de cabos elétricos, levando-se em consideração o isolamento temporário do prédio e o uso de balizas de proteção.
- Atenção especial à natureza do solo, onde os equipamentos forem instalados, deverá ser dada.
- Os equipamentos deverão ser inspecionados antes de sua utilização para verificação de possíveis defeitos que deverão ser informados ao Supervisor do local.
- A Carga de Trabalho Seguro dos equipamentos nunca poderá ser excedida.
- Todos os equipamentos de içamento deverão ser guardados de maneira segura.
Se você tem alguma dúvida sobre como efetuar operações de içamento com segurança, envie um e-mail para contato@envan.com.br e solicite uma visita técnica !
Marco Aurélio